A SÍNDROME DOS OVÁRIOS POLICÍSTICOS
A síndrome é caracterizada por uma disfunção dos ovários associada a sintomas do hiperandrogenismo. A importância desse diagnóstico se dá devido ao aumento dos riscos cardiovasculares e distúrbios metabólicos associados a síndrome.
A síndrome pode ter mais de uma apresentação clínica, sendo assim para se diagnósticar como Síndrome dos ovários policísticos faz-se necessário preencher alguns critérios como anovulação/distúrbio menstrual, hiperandrogenismo clínico ou laboratorial e presença de ovários policísticos a ultrassonografia.
Esta Síndrome é a alteração endocrinológica mais frequente em mulheres na idade reprodutiva. É determinada por fatores genéticos e ambientais que podem influenciar na predisposição, aqui podemos citar fatores como sobrepeso na puberdade, estado nutricional intrauterino, origem étnica, bem como resistência insulínica na fase puberdade.
A fisiopatologia da doença está ligada a uma liberação alterada de hormônio liberador de gonadotrofinas( GnRH) que por consequência aumenta a produção ovariana de androgênios e hiperandrogenismo, e aqui relacionamos a maioria dos sinais clínicos da síndrome. Observa-se ainda um aumento da testosterona livre, e alteração na foliculogênese.
O quadro clínico do paciente é bem heterogênio, podendo ser encontrado hirsutismo, que é o aumento de pelos em mulheres em locais não habituais femininos, ainda pode-se apresentar acne, seborreia e alopecia. As alterações de ciclos menstruais são frequentes, podendo haver ciclo porém normalmente anovulatórios ou holigomenorreicos. Existe uma porcentagem de infertilidade e abortamentos importante ligada a Síndrome.
A obesidade é uma característica prevalente, intensifica as alterações metabólicas e reprodutivas da síndrome, incidindo sobre a resistência insulínica, a dislipidemia e a Síndrome metabólica aumentando o risco de desenvolver Diabetes.
O tratamento é medicamentoso, de acordo com o quadro clínico da paciente e o desejo de tratamento das manifestações. A prevenção deve ser incentivada através da prática de atividade física, prevenção e combate a obesidade, combate ao tabagismo visando a prevenção dos efeitos cardiovasculares associados.