DISLIPIDEMIA
Os lipídeos ou lípedes são compostos principalmente por Colesterol e triglicerídeos. A dislipidemias é caracterizada por um aumento dos lipídeos além do valor de referência, podendo ser definida como primaria ou secundária ou ainda de forma isolada ou mista com o aumento dos dois componentes.
O colesterol, indispensável para a vida humana é precursor de hormônios, ácidos biliares e vitamina D, bem como parte da membrana celular. Já os triglicerídeos tem função de transporte de energia, sendo assim podemos dizer que são essenciais para a vida.
Como descrito as dislipidemias podem ser classificadas em primárias quando decorrem de uma alteração genética associada ou secundárias derivadas de outra patologia prévia, podendo coexistir fator genético associado a fator patogênico desenvolvido.
Devem realizar o exame para investigação pacientes com mais de 20 anos, ao menos uma vez a cada 5 anos. Pacientes com doenças coronárias prévias ou outras manifestações ateroscleróticas. As crianças devem ser rastreadas de acordo com a história familiar de dislipidemias ou doenças ateroscleróticas prévias.
Os pacientes com fatores de risco para doença arterial coronariana(DAC) que são o tabagismo, hipertensão arterial, diabetes melito, obesidade, AVC prévio bem como história familiar de DAC precoce devem ser sempre investigados.
Ainda existe uma associação de hipotireoidismo ao aumento do colesterol, alcoolismo, dieta rica em carboidratos bem como a associação de medicações causando dislipidemia, por isso devemos ficar atentos a predisposição genética de desenvolver uma alteração dislipidêmica, bem como associação a uma dessas patologias.
Se necessário, faça uma consulta e veja a necessidade de realizar os exames para investigação dessa patologia.
O tratamento é primordialmente baseado em mudança no estio de vida, incluindo dieta com baixo teor de colesterol e gorduras saturadas, ou ainda baixo carboidratos quando na presença de hipertrigliceridemia, inclusão de atividade física regular, redução do peso corporal, suspender o tabagismo bem como controle dos demais fatores de risco, podendo ou não incluir o uso de medicações hipolipemiante.