HIPERTIREOIDISMO

 

A Tireoide é a glândula responsável pela produção de hormônios essenciais para o metabolismo. Quando estes hormônios são produzidos em excesso estamos frente a uma patologia chamada hipertireoidismo. A tireotoxicose é o termo utilizado para descrever os sintomas clínicos e manifestações bioquímicas relacionadas ao excesso desse hormônio.

A Tireotoxicose é uma doença relativamente comum, sendo a causa mais encontrada por uma alteração autoimune chamada de Doença de Graves.

Os sintomas estão relacionados ao aumento do metabolismo como, por exemplo, perda de peso, intolerância ao calor, sudorese. Aumento na frequência cardíaca, tremores. Fraqueza muscular, e fadiga, queda de cabelos, alterações do ciclo menstrual. Podendo ocorrer alterações mais graves se não tratada como, por exemplo, levar a Insuficiência Cardíaca.

Na suspeição desse diagnóstico devemos solicitar exames de sangue para investigação, e a palpação da tireoide é de suma importância para a identificação de possíveis nódulos. Após confirmado a existência de hipertireoidismo seguimos a investigação para descobrir a causa da produção excessiva.

O tratamento do hipertireoidismo se divide em medicamentoso ou cirúrgico e a escolha dependerá da condição que levou ao hipertireoidismo, da idade do paciente, do desejo de gestação, bem como decisão em conjunto médico paciente sobre as necessidades e possibilidades para o caso.

 

Fonte: Dra. Gabriela R. Gämperli | CRM-MT 7479
Imagem: Freepik