HIPOTIREOIDISMO
A Tireoide é uma das glândulas responsáveis pela produção de hormônios essenciais para o metabolismo, quando há uma redução na produção desses hormônios por ela produzidos estamos frente a Hipotireoidismo. Assim como as demais glândulas, a Tireoide tem um comando à nível central, e quando apresentamos um aumento do nível apenas de TSH estamos diante de um hipotireoidismo subclínico que descreverei mais detalhadamente.
O Hipotireoidismo é a condição mais encontrada no consultório, com uma prevalência moderada na população mundial, sendo mais comum com o passar da idade e em mulheres.
O hipotireoidismo pode afetar o funcionamento de vários órgãos e sistemas, sendo assim os sintomas são bem inespecíficos, inicialmente podendo ser confundidos com outras doenças. Os sintomas podem ser de intolerância ao frio, fadiga, aumento de peso, rouquidão gradual ou repentina, letargia, redução da memória e concentração. Fraqueza e cãibras bem como dores articulares, constipação, redução da libido e alterações menstruais. Pele seca, queda de cabelo dentre outras.
O tratamento baseia-se basicamente na reposição da levotiroxina, sempre individualizado avaliando a necessidade de hormônio para cada paciente de acordo com sua faixa etária, alterações cardíacas e necessidade.
Procure avaliar seus hormônios anualmente e em caso de aparecimento de sintomas descritos acima, procurar o médico para nova avaliação.