MENOPAUSA

 

A menopausa é definida pela parada da menstruação em decorrência da perda de função ovariana. Considera-se a mulher na menopausa após um período decorrido de 12 meses de amenorréia.

A menopausa natural costuma ocorrer entre os 45 e 55 anos, sendo a maioria dos casos aos 50 anos. O diagnostico de menopausa precoce é dado aquela mulher que apresenta o cessar dos ciclos antes do 40 e tardia quando se manifesta após os 55 anos.

O período que antecede a menopausa era conhecido como climatério e hoje vem sendo abordado como período perimenopausa ou transição menopausal. Nesta fase aproximadamente 75% das mulheres apresentam queixas, sendo os sintomas vasomotores como fogachos, sudorese noturna e irregularidade menstrual os mais frequentes. Outros sintomas são a secura vaginal, dispareunia, irritabilidade, insônia e disfunção sexual.

Com o aumento da expectativa de vida, as mulheres passam boa parte de sua vida em amenorreia e por isso a terapia de reposição hormonal deve ser pensada com objetivo de minimizar esses sintomas bem como a flutuação hormonal pós menopausa.

A reposição hormonal é individualizada e nem todas as mulheres poderão receber esse tratamento, estando contraindicado a reposição estrogênica em mulheres com câncer de mama, câncer de endométrio, tromboembolismo agudo, cardiopatia grave, hepatopatia aguda ou grave e sangramento uterino sem causa diagnosticada.

Os benefícios do tratamento podem exceder os riscos quando iniciados antes dos 60 anos de idade. Vale ressaltar que a escolha da medicação bem como a dose dependerá das características individuais do paciente, como sintomas, e história previa de patologias ou cirurgias.

 
Fonte: Dra. Gabriela R. Gämperli | CRM-MT 7479