OBESIDADE

 

Por definição a obesidade é caracterizada pelo acúmulo de tecido gorduroso, provocando um desequilíbrio nutricional. Podendo ser associado a alterações genéticas ou endócrino metabólicas.

A prevalência de obesidade vem dobrando nas últimas décadas, no Brasil a prevalência de obesidade em adultos atual chega a quase 20%, o que nos traz um enorme alerta para a necessidade de intervenção precoce, e instituição de hábitos saudáveis desde a infância.

O critério clínico mais utilizado é o Índice de massa corporal(IMC) associado a circunferência abdominal. Sempre com muita cautela sabendo da necessidade de correlação com quantidade muscular, e não avaliação de números isolados.

Existem doenças endócrinas associadas a Obesidade, dentre elas podemos citar a Síndrome de Cushing, o Hipotireoidismo, a Síndrome dos Ovários policísticos, a Deficiência de GH(Hormônio do crescimento), e as lesões hipotalâmicas. Existem ainda medicamentos que influenciam, transtornos alimentares e doenças genéticas congênitas.

A consulta para avaliação, diagnóstico e tratamento da obesidade é uma consulta detalhada buscando por alterações já descritas bem como identificando possíveis erros alimentares e transtornos associados.

Muito além da estética, a obesidade é uma doença capaz de desencadear várias outras doenças, como hipertensão arterial, diabetes melitos, esteatose hepática, apneia do sono, aumentando o risco de Câncer, Alzheimer entre outras.

Quando conhecemos a severidade da doença e suas possíveis implicações entendemos que a prevenção é necessária. Quando já instalada o tratamento para a obesidade será de acordo com a patologia associada, sempre priorizando a mudança nos hábitos de vida, o déficit calórico, associado a atividade física e se necessário terapia Cognitivo-comportamental.

Entre em contato conosco, a obesidade é uma doença grave e deve ser tratada.

Fonte: Dra. Gabriela R. Gämperli | CRM-MT 7479